
Loïe Fuller, nascida Marie Louise Fuller foi uma atriz e dançarina norte-americana, pioneira das técnicas tanto da dança moderna quanto da iluminação teatral. É a inventora da serpentine dance.
Fuller fazia uma união de suas coreografias com seus trajes confeccionados em seda iluminados por luzes multicoloridas, assim percebendo o efeito de refletores em seus trajes resolveu explorar por toda a sua vida essa ideia de iluminação.
Fuller era conhecida como “Deusa da Luz”, não tinha formação em dança, mas os movimentos feitos por ela foram inovadores e fizeram com que se tornasse um marco na história do cinema, figurino e da dança. A dançarina ‘quebrou’ os movimentos já existentes na época e duas coisas foram fundamentais para essa inovação: o figurino e a cenografia. O figurino usado por Loie era considerado uma tela de projeção para suas performances vanguardistas e assim que chegou em Paris chamou atenção de artistas, pintores, poetas, escritores, o que a impulsionou para o grande sucesso na época.
Em 1886, os irmãos Auguste e Louis Lumiére apresentam um de seus primeiros filmes Serpentine Dance interpretado por Loie Fuller, sendo este pintado à mão para produzir os efeitos da luz colorida.
Obrigada pela maravilhosa postagem. Sem ela, eu jamais teria conhecimento dessa artista maravilhosa. Que vídeo lindo, tão místico... Estou profundamente apaixonada. A arte é simplesmente a melhor invenção do homem.
ResponderExcluirCarinhosamente, Jheni.
desatino | empire k.
Siiim, místico e poético!
ExcluirFico muito feliz que tenha gostado <3
Que demais! Parece uma borboleta dançando livremente ♡♡♡
ResponderExcluirNé? Achei muito intenso e libertário <3
Excluir